Na vitrine da COP30, Helder Barbalho dribla crítica e defende produção sustentável


O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), defendeu a conciliação entre produtividade econômica e preservação ambiental em projetos como a Ferrogrão e a exploração de petróleo na bacia da foz do rio Amazonas. Criticadas por movimentos em defesa do meio ambiente e de comunidades tradicionais, as obras têm impactos socioambientais previstos ao estado que sediará a 
30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em novembro deste ano.

A fala do governador foi feita durante a sua participação no Global Agribusiness Festival (GAFFFF), que reúne ruralistas de todo o país, em São Paulo (SP), nesta sexta-feira (6). “Não há qualquer conflito da agenda ambiental com a agenda produtiva, particularmente no Brasil, sendo o maior detentor de floresta tropical do mundo e, ao mesmo tempo, um dos mais importantes produtores de alimento do planeta”, disse o governador em resposta a questionamento do Brasil de Fato.

Questionado sobre o impacto da via férrea às comunidades tradicionais no Pará, Barbalho afirmou que “esta é uma discussão que está no âmbito do poder judiciário, do Supremo Tribunal Federal, que deve avaliar quais os impactos de um grande projeto”. “O que nós não podemos é desconhecer de que o modal ferroviário é menos emissor de gases de efeito estufa se comparado, por exemplo, às rodovias”, disse o governador, ao defender modais que podem “fortalecer a logística e a competitividade da produção e dos preços operados no Brasil”.

Sobre a COP30, Barbalho falou que se trata de um “momento de mobilização nacional”. “A COP deve ser vista como uma oportunidade de mostrar ao mundo que temos a produção rural mais competitiva, ao mesmo tempo em que somos um país essencial para enfrentar os desafios globais. A conferência precisa ser um ponto de virada, uma chance de mostrar que o Brasil pode se apresentar com soluções de sucesso, com o comprometimento da sociedade brasileira para sermos a locomotiva desse processo”, disse o governador.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem