Na tarde desta quinta-feira (7), uma criança de cinco anos morreu, e um bebê de um ano ficou ferido, após serem feridos por linhas com cerol na grande Belém. Os casos foram registrados no bairro do Paar, em Ananindeua, e no Bairro da Pedreira, na capital paraense.
Segundo relatos, Yasmin Jéssica Sousa da
Rocha, de cinco anos, tinha ido comprar açaí com o pai garupa de uma bicicleta,
quando na volta para casa, ainda na companhia de seu pai, a criança teve o
pescoço cortado por uma linha de pipa.
A menina ainda chegou a ser socorrida por
familiares e levada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do
Icuí, em Ananindeua, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de
saúde.
O adolescente envolvido no caso, que estava empinando pipa com a linha chilena, foi apreendido e encaminhado à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data). Ele deve responder por ato infracional semelhante a homicídio.
No caso do bebê, ele foi atingido pela linha ao descer (nos braços da mãe) de um veículo de transporte por aplicativo, a criança foi socorrida imediatamente pelo próprio motorista, que a levou até uma unidade hospitalar onde os atendimentos necessários foram
realizados. O responsável pela linha com cerol não foi identificado.
Em junho deste ano, o governo do Pará sancionou a lei que proíbe o uso, armazenamento, fabricação e venda de linhas com cerol no Estado. Essa medida tem o objetivo de prevenir os constantes acidentes e lesões a crianças, pedestres, condutores de moto e ciclistas provocados pelo cerol nas linhas.